VERÃO DE ESTIMAÇÃO

Escolha os bons momentos de lazer e cuide do seu amigo de quatro patas ao mesmo tempo.

É possível conciliar o descanso e o bem-estar dos nossos animais de companhia com os momentos das tão desejadas férias de verão dos seus tutores.

Com a chegada do calor de verão, aumenta a vontade de mergulhar na praia, passear pelo campo, sair de casa em busca de novas aventuras ou apenas respirar ar fresco e descansar. Como conciliar as férias com a felicidade dos fiéis companheiros? Nós explicamos tudo.

Todos os anos cresce o número de recolhas e de pedidos de entrega de animais de companhia nos centros municipais espacializados. O abandono ou o mau trato infligido a animais de companhia é considerado crime, punível com pena de prisão ou com pena de multa, mas o verão é uma época do aumento da taxa de abandono de animais.

Embora um estudo recente aponte Portugal como o país europeu onde os tutores de animais companhia são os mais zelosos e os considerem como parte da família, o abandono de animais de companhia durante o período de férias sazonais é uma “nuvem negra” em dias de sol.

Adotar ou comprar um cão, ou outro animal de companhia, é uma ação irreversível e que aporta uma nova conjuntura na vida de todos e antes de se fazer à estrada para gozar as suas férias, precisa de decidir se o seu pet vai ou fica.




O PET FICA

É fundamental investir algum tempo para a realização de uma pesquisa sobre seleção dos alojamentos ou de outras soluções que permitam proporcionar bem-estar aos animais de companhia durante a ausência para férias.

·         OPTAR PELO SERVIÇO SEGURO

É crucial verificar previamente a qualidade dos serviços, se existem reclamações em sites de consumidores (www.portaldaqueixa.com), perceber como funcionam as prestações de serviço antes de o utilizar.

·         A ESCOLHA CERTA

Com uma abordagem tecnologica e inovadora, a  PET B HOME é um  serviço comunitário que se baseia na troca de disponibilidades entre as famílias registadas nesta plataforma, com famílias comunitárias disponíveis para receber e cuidar em suas casas animais de companhia gratuitamente, em concreto cães e gatos, com especial enfoque nos períodos de férias ou de ausência prolongada.

A plataforma de alojamento gratuito para pets, Pet B Home, vem criar uma solução abrangente no bem-estar dos animais de companhia, que vai ao encontro das necessidades financeiras, legais, sociais e emocionais de todas as famílias pet-friendly em Portugal.

As maiores valências desta plataforma são o algorítmo criado para avaliar os perfis dos tutores e dos seus animais de companhia, e o seu sistema de geolocalização para filtrar as famílias comunitárias.

Para usar este serviço só precisa de duas coisas:

- registar-se em www.petbhome 

- garantir a sua disponibilidade na plataforma, para que o seu cão ou gato seja recebido por outra família gratuitamente.



O PET VAI

Na maioria das famílias, o animal de estimação faz parte integrante da mesma e não é justo deixa-lo para trás. Para alguns tutores, não é uma opção abdicar da presença do seu “fiel companheiro” durante as férias, quer sejam longas ou curtas.

Em Portugal está crescer exponencialmente a oferta de alojamentos para famílias com animais de companhia, invertendo a situação de décadas anteriores, quando os animais eram barrados à entrada da generalidade de hotéis e condomínios de férias.

Antes de partirem em viagem, é importante estabelecer e cumprir alguns critérios que vão garantir que tudo vai correr bem:

·         A CONSULTA DO VIAJANTE NO MÉDICO VETERINÁRIO

A Consulta do Viajante é uma consulta pré-viagem, com o objetivo de informar os tutores acerca dos riscos de saúde e as medidas preventivas, com o seu pet, a seguir antes, durante e após a viagem. Deve idealmente marcar consulta 8 a 4 semanas antes da data de partida. Esta antecedência permitirá a adoção das medidas necessárias para a proteção do seu animal de companhia antes de viajar. No final da consulta é emitido um Certificado Sanitário Veterinário, mencionando que o animal de companhia está livre de doenças que afetam a espécie e está apto a efetuar a viagem prevista até ao destino final.


·         HOTEIS OU CASAS DE TURISMO QUE ACEITAM OS PETS

Os hotéis e casas de turismo rural pet-friendly são cada vez mais em Portugal e no estrangeiro. No site Booking há 5520 alojamentos onde os fiéis amigos de quatro patas são bem-vindos. No site Airbnb, os anúncios que permitem animais de estimação cresceram mais de 100% entre 2015 e 2018. A maioria destes espaços cobram pela permanência dos animais de companhia, mas como em tudo na vida, há coisas que não têm preço.

PET B HOME | 2019-08-06