TERAPIAS ASSISTIDAS POR ANIMAIS AJUDAM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Um estudo feito com 200 pessoas revelou que a presença de cães é benéfica não só para os pacientes, mas também para os acompanhantes e funcionários.

Um estudo inédito no Southampton Children’s Hospital, no Reino Unido, demonstrou que a terapia assistida por animais , em concreto com cães, tem resultados muito positivos em crianças ansiosas, durante os procedimentos ambulatoriais ou os exames.  

A pesquisa publicada no British Journal of Nursing conta que três guias e cinco Golden Retrievers são utilizados nas visitas para acalmar e serenar as crianças. Os cães permanecem junto dos enfermeiros, e distraem os mais pequenos durante os exames ao sangue, radiografias ou outros procedimentos considerados “assustadores”.

Durante um ano, cerca de 200 pessoas foram entrevistadas sobre a presença dos animais, entre elas pacientes, visitantes e funcionários. Todos manifestaram não ter preocupações sobre a presença, comportamento ou limpeza dos cães, e todas concordaram que mais  hospitais no Reino Unido deveriam utilizar este tipo de intervenção.

Agora, além de ajudarem na ansiedade antes dos exames, oc cães também aliviam os níveis de estresse de crianças que esperam por cirurgia. Lyndsey Uglow, uma das guias dos cães terapêuticos, fala sobre a importância destes animais no meio da saúde. “Claro que a visita dos cães não é para todos os pacientes, mas onde ela é utilizada nós percebemos grandes melhorias, tanto do doente quanto dos funcionários que o atendem”, contou ao site Metro.

 
 
 


 

SITE METRO | 2019-07-01