TAXA DE IVA, TOURADAS 6% E TRATAMENTOS VETERINÁRIOS 23%

A taxa de IVA para os espectáculos tauromáquicos é de 6%, ao passo que para os tratamentos veterinários é de 23%. Ou seja, taxa reduzida para as touradas, taxa máxima para os veterinários.

 
Confirma-se que a taxa de Imposto sobre o Valor Acrescentando (IVA) para as touradas é de 6% enquanto para os tratamentos veterinários se mantám a de 23%.
 
Até ao final de 2018, aos espectáculos tauromáquicos era aplicada uma taxa intermédia de 13% de IVA. Quanto aos tratamentos veterinários, já era aplicada a taxa máxima de 23% de IVA.
 
A descida do IVA vai entrar em vigor a 1 de Janeiro, pelo que a temporada de 2019 vai decorrer toda ela com IVA reduzido, ao contrário do que propunha o PS, com a entrada em vigor somente para Julho. Amanhã será novamente votada a proposta do PS para que reduz o IVA para a tauromaquia somente em recintos fixos, mas que não irá ser aprovada. 


 
O tema tornou-se polémico depois de, no parlamento, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, ter defendido que a exclusão das touradas desta redução de impostos era uma questão de civilização e não de gosto. 

Assim, a alteração aprovada pela maioria dos deputados que põe o IVA da tauromaquia na taxa reduzida abre também espaço para reduzir o IVA para outros espetáculos, incluindo os festivais de verão, que acabam por beneficiar do efeito do IVA das Touradas. 




PET B HOME | 2019-08-03