CONHEÇA OS SINTOMAS DE INFEÇÃO URINÁRIA EM GATOS

Conheça melhor esta doença e saiba reconhecê-la. Descubra quais são os sintomas mais comuns.

Sendo uma das doenças mais comuns nos gatos, a  infeção urinária nos felinos , quando detetada numa fase precose pode evitar o desenvolvimento desta doença. Esteja atento aos sintomas mais comuns e evite que a infeção evolua para problemas mais graves.

- URINAR EM POUCA QUANTIDADE
A  ardência durante a micção é tanta que o gato retrai-se ao urinar resultando em urina às pingas. Devido à dor ou a alguma obstrução pode urinar “às pingas”. 

- URINA COM ODOR FORTE
É possível identificar um odor forte,  em alguns casos de infeção urinária em felinos.

- MAGREZA EXTREMA OU ANOREXIA
Diminuição do apetite ou anorexia também pode ser um sinal de infeção urinária. Contúdo, numa fase inicial da doença o animal irá comer normalmente. Deve estar atento a outros sinais mais precoces de forma a evitar chegar a este ponto.

- MIAR DURANTE A MICÇÃO
Se o seu gato tiver uma infeção urinária pode  ouvi-lo a miar dentro da caixa de areia. Isto é devido à dor e ardência que a urina lhe causa ao passar pela zona inflamada.

- URINAR FORA DA CAIXA
Urinar em locais que não é suposto ou micção inapropriada,  pode ser um sinal de infeção urinária. Muitos gatos associam a caixa de areia à dor que sentem quando lá urinam e passam a evitar a sua utilização.

- POUCA QUANTIDADE DE URINA
Muitas vezes a ardência durante a micção é tanta que o gato retrai-se ao urinar resultando em urina às pingas. Devido à dor pode urinar "às pinguinhas".

-  URINA COM ODOR FORTE
É possível identificar um odor forte, anormal em alguns casos de infeção urinária em gatos.

- MAGREZA EXTREMA OU ANOREXIA
A diminuição do apetite, ou anorexia,  pode ser um sintoma de infeção urinária. Numa fase inicial da doença o gato poderá comer normalmente sem sinais alarmantes, é importante estar atento a outros sinais mais precoces.

- URINAR COMDIFICULDADE
A dificuldade em urinar, conhecida como disúria, está associada a um dos primeiros sinais de uma infeção urinária em gatos.  

- URINA COM SANGUE
A presença de sangue na urina, pode ser um sinal de alarme. A hematúria é um sintoma causado por uma infeção ou por outras patologias mais severas. Ao perceber que existe sangue na urina do seu gato, deve recorrer uregentemente ao seu médico veterinário.

A manifestação dos sinais referidos significam que deve levar o seu gato de imediato ao seu médico veterinário para que seja avaliado. A realização de exames ao sangue e à urina, darão um resultado concreto e seguro.
 
A realização de exames de especialiadade, como uma ecografia e radiografia, podem evitar o agravamento da infeção urinária.



SAIBA COMO PREVENIR A INFEÇÃO URINÁRIA EM GATOS

Os problemas no sistema urinário são comuns nos gatos, por beberem pouca água. Algumas medidas preventivas podem ser tomadas e melhorar a qualidade de vida destes felinos:

- Incentive o seu gato a beber água. Mude-a todos os dias para que esteja sempre fresca e limpa. Os gatos não gostam de beber água, especialmente se for água parada.

- Propocione um ambiente calmo e tranquilo ao seu gato. O stress está associado ao desenvolvimento de doenças, incluindo as infeções urinárias.

- A alimentação correta é outro fator preventivo. Os alimentos têm influência no Ph. Além do mais, gatos obesos têm maior probabilidade de sofrer infeções urinárias. Procure uma alimentação equilibrada e adequada para o seu pequeno felino.

SITE PET B HOME | 2019-07-01