O SEU GATO JÁ TEM CHIP?

Até agora só era obrigatório para os cães! Os gatos também vão ser obrigados a ter chip. Os que já nasceram têm até 2021 para ter um chip — e os que nascerem daqui em diante têm três meses.

Obrigatório para os cães desde 2008, os gatos também  vão ser obrigados a usar microchip de identificação, prevê um projecto de decreto-lei do Ministério da Agricultura.

Este chip tem um código de 15 dígitos e permite saber várias informações sobre o tutor e o próprio animal, caso o animal se encontre perdido. Os chips, que têm o tamanho de um grão de arroz e são colocados entre as omoplatas dos gatos, são  introduzidos sob a pele do pescoço do animal, por via de uma injeção que é administrada por um veterinário.

 Os tutores que não colocarem um chip nos seus gatos dentro do prazo serão multados. O valor mínimo das multas não deverá ultrapassar os 50 euros, mas o valor máximo já é bem mais alto: chega aos 3740 euros para as pessoas singulares e vai até aos 44890 para pessoas coletivas, o que abrange tanto as empresas que criam e vendem estes animais como as associações que lhes dão abrigo e que promovem a sua adoção.
 
A medida deverá abranger não só os gatos domésticos, mas também aqueles que se encontram em associações e lojas.
 

SITE PET B HOME | 2019-06-29