ACARACIAR UM ANIMAL DURANTE 10 MINUTOS PODE DIMINUIR OS NÍVEIS DE STRESS

Pesquisadores constaram a diminuição dos níveis de cortisol num grupo de voluntários que acariciaram gatos e cães.

 
Uma equipa de pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, provaram que acariciar um cão ou um gato ajuda a diminuir os níveis de stress nas pessoas. Segundo estes investigadores, apenas 10 minutos de interação  foram suficientes para a diminuição dos níveis de cortisol — principal hormónio ligado ao stress.

Segundo os pesquisadores, os voluntários que interagiram com cães e gatos tiveram uma queda nos níveis de cortisol, principal hormónio ligado ao stress.

"Nós já sabíamos que os alunos gostam de interagir com os animais e que isso os ajuda a sentir emoções mais positivas", afirmou Patricia Pendry, coautora deste  estudo. “O que queríamos comprovar era se essa exposição ajudaria os alunos a reduzir os níveis de stress de uma maneira menos subjetiva. E foi isso, o que é empolgante porque a redução dos hormónios do stress pode, ao longo do tempo, ter benefícios significativos na saúde física e mental”.

O estudo contou com a participação de 249 alunos da institução de ensino, que foram divididos em quatro grupos, para garantir os resultados da investigação. De acordo com os cientistas, esta é a primeira análise que demonstrou a reduções nos níveis de cortisol dos alunos durante uma intervenção real, fora de um ambiente de laboratório.

Agora Pendry e sua equipa estão a avaliar o impacto de um programa de prevenção do stress de quatro semanas com a companhia dos animais. Os resultados preliminares foram considerados muito positivos, e os pesquisadores prevêem publicar um artigo sobre o assunto até ao fim do ano.


PET B HOME | 2019-08-11