PET B HOME - UM CÃO POUCO SOCIAL COM OUTROS CÃES, O QUE FAZER?
UM CÃO POUCO SOCIAL COM OUTROS CÃES, O QUE FAZER?
A socialização é desencadeada por meio de uma complexa rede de relações sociais, estabelecida entre indivíduos durante a vida.

O processo de socialização, dentro ou fora da mesma espécie, é fundamental para a construção de relações nas sociedades nos mais diversos espaços. É através deste processo que os indivíduos interagem e se integram. 

Nos cães, a socialização deve ser iniciada logo nos primeiros meses de vida, daí a importância de um cachorro se manter até aos 2 meses de idade (a separação prematura da ninhada é fator de risco enorme para uma socialização bem sucedida) junto da ninhada e da progenitora.

Existe outra “janela de oportunidade” durante o desenvolvimento do cachorro que deve ser encarado como um momento único para a formação do seu temperamento. Entre as 12 e as 18 semanas, o que acontecer nesta fase terá um impacto direto no seu desenvolvimento.

Em idade adulta, a socialização é um processo mais delicado, uma vez que a inexistência de interação com outros cães na fase de cachorro pode agora desencadear comportamentos indesejados provocados por medo. Como tal, para socializar um cão em idade adulta, é preciso ter em conta aspetos como:

• Não o deve obrigar a brincar com outros cães logo no início do processo de socialização. Mantenham-se por perto para o seu cão observar o comportamento dos outros cães, elegendo sempre um grupo de indivíduos sociáveis e brincalhões. Recompense bons comportamentos e iniba os maus, não permitindo qualquer tipo de demonstração de agressividade;

• Vá apresentando novos cães e pessoas de forma gradual, procurando sempre ambientes e animais calmos e bastantes sociáveis;

• A distância entre o seu cão e os outros cães vai diminuindo gradualmente, até chegar à socialização plena. Nunca se esqueça de reforçar as boas condutas do seu cão e de nunca lhe permitir qualquer tipo de agressividade perante os outros cães.

Se o seu cão demonstrar algum medo ou agressividade na presença de outros cães é sinal de que ele não está preparado para uma socialização plena. Volte atrás no processo de socialização e espere que seja o cão a decidir qual o momento certo.

PEDRO EMANUEL PAIVA, FUNDADOR DA PET B HOME | 2021-07-19
VOLTAR