O SEU CÃO ESTÁ SEMPRE A PEDIR COMIDA QUANDO ESTÁ À MESA?
Se o seu cão pede comida enquanto a família está reunida à mesa, é porque seguramente tem recebido uns "petiscos caseiros" nestes momentos.

Pedir por comida enquanto estamos sentados à mesa a comer, é seguramente um dos comportamentos indesejados, pelos tutores, mais comuns nos cães. Contudo, alguma vez refletiu como aprendeu o cão este comportamento? Seguramente porque nos últimos tempos tem recebido uns "petiscos caseiros" enquanto a família está reunida para jantar ou almoçar.
 
Há uma maneira 100% eficaz de evitar este comportamento: nunca dê da sua comida ao cão, especialmente quando está à mesa. Se ele não conseguir obter alimentos nesta situação, não aprenderá a implorar. 
 
Na hora de almoçar ou jantar, aproveite para alimentar também o seu companheiro, num local próprio para ele, longe da mesa e com a alimentação adequada, uma vez que existem uma série de contraindicações nutricionais associadas à ingestão de alimentos impróprios para a espécie.

Se já existe este comportamento indesejado, não prolongue a sua extinção, procure, isso sim, reabilitá-lo rapidamente e da seguinte forma (o cão deve já ter apreendido as instruções de “Deita” e “Não”):
• Num lugar afastado da sua mesa de refeição, ensine o seu cão a ficar deitado na cama dele, utilizando o “DEITA”. Induza-o a permanecer lá com a entrega de um brinquedo com biscoitos no seu interior. Se, por alguma razão, o cão sair da cama, retire-lhe de imediato o brinquedo e diga-lhe “Não”, fazendo-o regressar à cama. Volte a premiá-lo com um brinquedo assim que se deitar novamente;

• Consolidado o primeiro exercício, traga a cama do cão para junto da mesa (sem a presença de alimentos) e faça a mesma exigência, isto é, mantenha-o deitado na cama, reforçando este comportamento com a entrega do brinquedo com biscoitos no seu interior;

• A terceira etapa deste processo de reabilitação passa por repetir o passo anterior, mas consigo já sentado à mesa, sem alimentos. Sempre que o cão sair da cama, diga-lhe “Não” e retire-lhe de imediato o brinquedo, conduzindo-o até à cama, e através do “Deita” volte a induzir que se mantenha na cama, entregando-lhe novamente o brinquedo recheado de biscoitos;

• Por último, exija que o seu cão permaneça deitado na cama enquanto almoça ou janta. Ele não precisa de estar próximo da mesa e deve aprender a respeitar o momento da refeição. 
PEDRO EMANUEL PAIVA, FUNDADOR DA PET B HOME | 2020-07-10
VOLTAR