DICAS PARA PROTEGER O SEU CÃO DO CALOR
É muito importante tomar algumas precauções, para garantir que o cão está sempre fresco e não corre o risco de insolação ou golpe de calor forte, nos dias de mais calor.
O verão chegou e com ela as temperaturas altas também. É nesta altura do ano que os incidentes por insolação ou golpe de calor são mais comuns. O golpe de calor é uma das causas de morte mais comuns nos animais de companhia, no verão, e por isso é considerada uma urgência médica. A temperatura do corpo sobe acima do 40ºC e o animal absorve mais calor do que aquele que consegue libertar, e isso pode conduzir a uma falha geral dos orgãos vitais.
É muito importante tomar algumas precauções, para garantir que o cão está sempre fresco e não corre o risco de insolação ou golpe de calor forte.
Tome em consideração as seguintes dicas, para que o seu cão se sinta mais fresco, durante as temperaturas mais altas:
ÁGUA FRESCA
Água no verão é sempre obrigatória! Se for sair, mesmo que por pouco tempo, leve consigo uma garrafa e um recipiente para o cão beber água. Há diversos tipos de bebedouros caninos portáteis, criados para situações assim.
OS PASSEIOS
Evite passear entre as 12h e as 16h. Procure sempre dar passeios quando a temperatura estiver mais baixa e em caso de se fazer sentir calor, opte por fazer passeios curtos. Nunca se esqueça que a temperatura do solo, especialmente no alcatrão, é muito elevada nos dias mais quentes. Experimente colocar a palma da sua mão no chão. Se sentir queimar a sua pele, pois é exatamente o mesmo que o cão sente nas suas almofadas plantares.
A PRAIA
As idas à praia com o seu cão nem sempre são sinal de momentos bem passados. Seja cauteloso com a temperatura da areia e procure garantir sempre um local com sombra. Mantenha também alguma vigilância em relação á ingestão de areia e água salgada, isto pode originar vomitos e diarreias.
GRUPO DE RISCO
Os cães com obesidade, idade mais avançada, que tenham diagnosticada uma doença cardiovascular ou respiratória e as raças de focinho achatado, tais como Boxer, Buldogue, Pug e Pequinês, e cães com pelagem espessa (tais como os Husky e os Terra Nova), devem ser considerados um grupo de risco, face à sua exposição ao calor.
Nunca se esqueça que em caso de urgência deve contactar o seu médico veterinário, o mais rapidamente possível, uma vez que os golpes de calor podem ser fatais para os cães. O médico veterinário é o profissional mais habilitado para o ajudar no caso de um golpe de calor ou insolação do seu cão.
Com as temperaturas altas e sem alguns cuidados adicionais, o calor é muito perigoso e deve ser evitado. Com cuidado e atenção redobrada, o seu cão manter-se-á saudável e feliz, usufruindo de um verão seguro e feliz consigo!
PET B HOME |
2022-06-13