DICAS PARA COMBATER O CALOR
Com a chegada do verão os cuidados e atenção com o seu cão precisam de ser redobrados.

O verão chegou e com ela as temperaturas altas também.  É nesta altura do ano que os incidentes por insolação ou golpe de calor são mais comuns. O golpe de calor é uma das causas de morte mais comuns nos animais de companhia, no verão, e por isso é considerada uma urgência médica. 

É muito importante tomar algumas precauções, para garantir que o cão está sempre fresco e não corre o risco de insolação ou golpe de calor forte. A pensar nisso, reunimos algumas dicas que o vão ajudar a aliviar o calor do seu animal nos dias mais quentes!

1. ÁGUA FRESCA
Água no verão é sempre obrigatória! Se for sair, mesmo que por pouco tempo, leve consigo uma garrafa e um recipiente para o cão beber água. Há diversos tipos de bebedouros caninos portáteis, criados para situações assim.

2. OS PASSEIOS
Evite passear entre as 12h e as 16h. Procure sempre dar passeios quando a temperatura estiver mais baixa e em caso de se fazer sentir calor, opte por fazer passeios curtos. Nunca se esqueça que a temperatura do solo, especialmente no alcatrão, é muito elevada nos dias mais quentes. Experimente colocar a palma da sua mão no chão. Se sentir queimar a sua pele, pois é exactamente o mesmo que o cão sente nas suas almofadas plantares.

3.  A PRAIA
As idas à praia com o seu cão nem sempre são sinal de momentos bem passados. Seja cauteloso com a temperatura da areia e procure garantir sempre um local com sombra.  Mantenha também alguma vigilância em relação á ingestão de areia e água salgada, isto pode originar vomitos e diarreias.


4. TOSQUIAS E MAIS BANHOS
Opte por dar banhos de água fresca com mais regularidade.  Se existe altura do ano apropriada para fazer a tosquia do seu cão, pois é esta. Os cães de pelo mais longo ou cor escura são mais suscpetíveis de ter problemas com as temperaturas altas, pois absorvem mais calor.
PEDRO EMANUEL PAIVA, FUNDADOR PET B HOME | 2020-07-14
VOLTAR