PET B HOME - DEVO DEIXAR SEMPRE A COMIDA DISPONÍVEL?
DEVO DEIXAR SEMPRE A COMIDA DISPONÍVEL?
Evitar deixar a comida sempre disponível, ao seu cão, é um dos truques usados para impedir o aparecimento de desvios comportamentais.

No momento de alimentar o seu cão, há vários fatores que deve ter em conta, uma vez que esta afeta a energia do cão, assim como a sua capacidade de motivação e exploração. Se a comida lhe for oferecida de forma fácil e sem qualquer funcionalidade, sem pedir nada em troca, poderá acarretar alguns pontos desfavoráveis, nomeadamente:

  • Retira valor ao seu principal recurso quando lhe fornece alimentação sem lhe solicitar nenhuma contrapartida;

  • Perde qualidade nutritiva sempre que a deixa horas seguidas no prato; atrai bactérias e insetos se a deixar ao ar livre;

  • Gere de forma inconsciente as quantidades de comida, podendo facilmente alterar a dose diária recomendada;

  • Desenvolve no cão, com alguma facilidade, comportamentos de proteção de recursos.

Em suma, tente estimular diariamente o seu cão, através de pequenos exercícios para que ele consiga o seu alimento. Deste modo, não só elevará os níveis de motivação, como estará a educá-lo e a treiná-lo, dando-lhe a oportunidade de satisfazer uma das suas maiores necessidades.

Uma dica: evitar deixar a comida sempre disponível ao seu cão, é um dos truques usados para impedir o aparecimento de desvios comportamentais.

PEDRO EMANUEL PAIVA, FUNDADOR DA PET B HOME | 2021-07-31
VOLTAR