PET B HOME - AS QUEIMADURAS SOLARES
AS QUEIMADURAS SOLARES
Os cães e os gatos podem sofrer queimaduras solares, principalmente, em zonas com menos pêlo, como o nariz, em torno dos olhos e costas!

Os tutores adoram partilhar com os seus amigos de quatro patas um dia de praia, no entanto não se devem esquecer que devem ter alguns cuidados para os proteger das queimaduras solares!

Os cães e os gatos podem sofrer queimaduras solares, principalmente, em zonas com menos pêlo, como o nariz, em torno dos olhos e costas! 

A dermatite solar é uma lesão cutânea consequente à exposição solar direta ou reflectida sob a pele predisposta. 

A rapidez e severidade das lesões, dependem de vários factores relacionados com o animal, mas também com a duração da exposição e da intensidade da luz solar( que será mais forte entre as 12H00 e as 14H00).

Há também raças e colorações de pêlo que são mais susceptíveis a queimaduras, como os animais de pelagem branca! 

A fim de evitar problemas dermatológicos graves, procure ter sempre uma zona de sombra disponível, assim como, água fresca. Nas zonas com menos pêlo use protector solar e evite as horas de maior calor.

Caso o seu animal apresente uma queimadura, procure o seu médico veterinário a fim de perceber se não são necessários outros cuidados. Até ser visto, coloque água fria abundante e mantenha o seu animal num local fresco!


Artigo escrito por Sara Calisto, médica veterinária.

PET B HOME | 2021-08-20
VOLTAR