PET B HOME - AS PRAIAS PET FRIENDLY EM PORTUGAL, PARA BRINCADEIRAS DENTRO E FORA DE ÁGUA
AS PRAIAS PET FRIENDLY EM PORTUGAL, PARA BRINCADEIRAS DENTRO E FORA DE ÁGUA
Em Portugal, ainda são poucas as opções para quem quer levar o seu animal de companhia para a praia, embora já existam algumas com espaços concessionados para levar o cão. Deixamos aqui sugestões de praias “dog-friendly” no nosso País.

Escavar na areia macia, saltar por entre as ondas e chapinhar na água: não há forma de cão e dono não se divertirem nas férias de verão, pela costa portuguesa. Apresentamos-lhe neste artigo as praias dog friendly existentes em território português e damos-lhe as melhores dicas para que possa aproveitar fantásticos dias de praia na companhia do seu patudo.

Praia do Portinho da Areia Norte (Peniche)
A primeira praia portuguesa que permite a permanência e a circulação de cães foi inaugurada em Agosto de 2016, em Peniche. Situada na marginal que circula o istmo e que leva ao Cabo Carvoeiro, esta praia tem mais ou menos 80 metros de areal e oferece todas as condições para o seu cão, nomeadamente o indispensável dispensador de sacos para os dejetos. E, enquanto vê o seu cão a correr, pode ainda desfrutar da vista para a Reserva Natural das Berlengas.

Praia do Coral (Viana do Castelo)
Um ano depois de Peniche, foi a vez de Viana do Castelo prestar um bom serviço aos amantes de cães. A Praia do Coral, situada na ponta sul da cidade minhota, resultou de uma parceria entre a autarquia local, a autoridade do Porto de Viana e a associação Vila Animal. O areal é extenso, o mar é calmo e tem ainda um restaurante para petiscar. É, naturalmente, obrigatório apanhar os dejetos e é proibido circular sem trela.

Praia Suave Mar (Esposende)
Em Julho de 2018 foi a vez de Esposende apostar no lazer de quem possui cães com a abertura da Praia Suave Mar. A praia, dotada de extenso areal e muito frequentada por surfistas e adeptos de kitesurf, está equipada com bebedouros para os animais e depósitos para a recolha de dejetos. Possui bandeira azul.

Praia da Ramalha Sul (Esposende)
Ainda no concelho de Esposende, mais mais para a sul, fica a Praia da Ramalha, mesmo junto à Apúlia. Numa iniciativa inserida no Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal, a zona sul da praia, dotada de amplo areal, permite a presença de animais de companhia. 

Feitas as sugestões, resta pegar em toda a família, cão ou cães incluídos, e aproveitar bem o verão de 2019. Se precisar de ajuda para o roteiro, conheça as nossas sugestões de hotéis que aceitam cães. Mas não esqueça que é preciso vigiar sempre os animais e, claro, não deixar os dejetos na areia.

Praia dos Pescadores (Oeiras)
O Munícipio de Oeiras, acaba de inaugurar a única praia para cães, até ao momento, na linha. Com regras apertadas, os utilizadores desta praia, podem desde Julho de 2020 usufruir do mar, agora também na companhia do seu cão.

Praia de Matosinhos
Matosinhos segue o mesmo exemplo de outros municipio e dá um passo para avançar para a primeira praia pet-friendly do concelho. o espaço de Matosinhos vai exigir alguns deveres aos tutores, como o uso obrigatório pelos animais de coleira ou peitoral e de açaime ou trela. Os detentores devem ainda fazer-se acompanhar pelo documento de identificação do animal de companhia (DIAC) e garantir a recolha dos dejetos dos seus animais.
PET B HOME | 2020-07-07
VOLTAR