PET B HOME - A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO.
A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO.
Deve ter alguns fatores em conta como raça/porte e maturidade sexual, sendo que, normalmente é aconselhada por volta dos 6-7 meses.

A esterilização e castração, apesar de serem procedimentos muito frequentes em clinica, ainda há muitas dúvidas.

Para entendermos o procedimento é importante saber do que se trata, logo, é um acto médico cirúrgico ou químico com o objectivo de impedir a reprodução.

O termo OVH, designa-se ováriohisterectomia, ou seja, remoção de útero e ovários, enquanto nos machos, falamos em orquiectomia ou remoção dos testículos. É através de ambos que conseguimos prevenir de forma definitiva a gestação indesejada. Este acto médico, é um ponto importante no campo da medicina preventiva, uma vez que tem vantagens no que diz respeito à prevenção de outras patologias, especialmente quando realizada precocemente e também como controlo populacional, sendo por isso, não só um acto médico, mas também de responsabilidade social.

Este procedimento tem vantagens no que diz respeito, a prevenção de patologias reprodutivas mas também em algumas questões comportamentais como diminuição de fugas ou marcação de território.

Quanto à melhor altura para ser realizada, esta, deve ter alguns fatores em conta como raça/porte e maturidade sexual, sendo que, normalmente é aconselhada por volta dos 6-7 meses.


Artigo escrito por Sara Calisto, médica veterinária.

PET B HOME | 2021-08-05
VOLTAR